terça-feira, 26 de março de 2013


MODA E DECÓR NA MESMA BATIDA

Convencionou-se dizer que mostras são as passarelas da decoração. Simples: os mesmos princípios e discussões que marcam um desfile de moda valem para estes eventos de arquitetura e design. Em ambos os casos valem até propostas inviáveis para a vida real... A ideia é fugir do previsível, apresentar as tendências da maneira mais chocante. Cabe ao público acompanhar estas “vitrines” com discernimento. É que tanto na moda quanto na decoração copiar está fora de questão. Vale adequar, mas sem perder de vista o bom senso. 

Trocando em miúdos: a saia do momento pode condenar a elegância de uma baixinha, do mesmo modo que o sofá que está fazendo sucesso mundo afora também pode ser um desastre na sua sala. Saber equilibrar formas e proporções é um dos segredos pra evitar catástrofes.

Importante observar também que  tão importante quanto equilibrar as formas pra parecer longilíneo ou dar impressão de uma sala mais espaçosa  é pautar as escolhas com coerência no estilo de vida . Afinal elegância também é uma questão de autenticidade, e isto vale para o jeito de vestir e de decorar.

Pessoas exuberantes simplesmente não combinam com figurinos austeros muito menos com ambientações minimalistas... O contrário também é válido lógico. Roupa e décor servem como depoimento... e estilo é uma marca pessoal e intransferível do indivíduo.

CAMINHO PARALELO
Sem a intenção de criar uma teoria para o assunto, penso que as influências que migram da  moda para a casa e vice-versa estão diretamente ligadas às pesquisas de tendências que servem de suporte  para as duas indústrias.
Tais pesquisas refletem o contexto social, político e econômico da população. Então, em tempos de euforia surgem cores vistosas e formas opulentas. Na crise linhas e cores contidas dominam a cena.  A partir deste ponto de vista é interessante observar que o caráter efêmero destes dois nichos está diretamente ligado a circunstâncias mais abrangentes, do que meramente consumismo e frivolidades.


SIMBIOSE
Profissionais de moda arquitetura e design recebem as mesmas influências. Nessa onda, de uns tempos pra cá, etilistas consagrados assinam famosas linhas home. Armani, Kenzo ,Dior , Missoni e Ralph Lauren estenderam suas grifes  da moda para interiores. Alguns assinam o décor dos mais badalados hotéis do mundo.
No Brasil , enquanto  a Melissa contrata os Irmãos Campana , ícones do design de movéis , pra desenharem sandálias...Adriana Barra, famosa por seus vestidos coloridos e descolados cobre com suas estampas coleções inteiras de poltronas para Micasa. Amir Slama faz biquíni e também assina batedeiras para a Bratemp. Marcelo Rosembaum cria cenários e inventa estampa para a louça da marca catarinense Oxford. Glória Coelho faz vestido e também luminárias para a Bertolucci... e por aí vai ... é quase impossível pensar em moda e decoração separadamente.


Hotel Missoni

Hotel Armani
Luminárias Glória Coelho



Nenhum comentário:

Postar um comentário